Corpo: palco do verdadeiro adorador

Texto base: Rom 12.1
Nesta passagem Paulo instrui o caminho do verdadeiro adorador. Ele mostra que a adoração não acontece em templos feitos por mãos humanas, mas no corpo. Vejamos o que o apóstolo escreveu:
1) “…e apresenteis vossos corpos como um sacrifício vivo”. No antigo testamento o culto a Deus tinha como pilar a oferta de animais sacrificados sobre o altar. Desde a morte de Cristo na cruz o nosso culto se resume em ofertar o próprio corpo no altar de Deus. Atente para isso: o que Deus quer não são as músicas cantadas nos cultos (isso também), não são os dízimos e ofertas (isso também), mas é a oferta diária da própria vida a Deus.
2) “…, santo e agradável a Deus”. Jesus falou que os verdadeiros adoradores o adorariam em espírito e em verdade. Adorar em verdade é ter o corpo santo. Isto significa que o adorador vive o que canta, testemunhando e testificando do evangelho. Isto é adorar em verdade. O capitulo 1 de Isaías mostra que Deus não suportava mais as ofertas e sacrifícios do povo de Israel, a ponto do Senhor dizer que tais cultos eram abominação (vide Is 1.13). Isso acontecia porque o povo estava mergulhado no pecado, com feridas da planta dos pés até a cabeça (v 6). O culto agradável a Deus precisa ter pureza de corpo, limpeza, santificação de vida.
Nós precisamos ter consciência da importância do corpo, do que ele representa para Deus. O corpo é templo do Espírito Santo, morada de Deus. O corpo é membro de Cristo. O corpo é sacrifício para ser ofertado nos cultos. O corpo é sagrado. Isso, e muito mais, é abordado por Paulo em suas epístolas. O diabo é sabedor dessas coisas e por isso tem investido todos os seus esforços para desonrar os corpos dos homens, pois sabe o quanto isso entristece a Deus. O mundo está decaído na imoralidade sexual. Em I Co 6.18 encontramos que a imoralidade é pecado contra o corpo. Logo irmãos, fugi da imoralidade e honrai vossos corpos.
Encerro aqui deixando o texto de I Co 6.19, 6.13b:
“Acaso não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo que está em vós, o qual tendes da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos?
Porém o corpo não é para a impureza, mas para o Senhor, e o Senhor para o corpo.”



Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s