[SQL Server] Preparando-se para o Exame 70-461

O exame 70-461 é o primeiro degrau para aqueles que desejam obter a certificação MCSA – Microsof Certified Solutions Associate. A prova foca exclusivamente o Transact SQL (T-SQL) e, quando comparada com os exames que vêm na sequência (70-462, 463, etc), o escopo a ser estudado é menor e mais fácil. Tecnicamente essa é a prova básica da carreira – verdade seja dita: é possível existir um DBA SQL que não domine T-SQL? Foi com as expectativas de “básica” e “fácil” que fiz a versão beta da prova, no primeiro trimestre deste ano. Tive uma grata surpresa: a prova não era tão simples; as questões estavam bem elaboradas, exigindo o domínio do T-SQL, bem como raciocínio (não dá apenas pra ser “decoreba”). Assim, quero deixar algumas sugestões para você levar em consideração durante a sua preparação para esse exame:

1) Não subestime a prova. Pelo contrário, estude com afinco;

2) Prepare-se para alguma pegadinhas. Você sabe a diferença entre UDT e UDDT? Pessoalmente não acho que decorar letrinhas irá tornar um profissional melhor, mas, pensando na prova, recomendo: domine os conceitos e também o termos;

3) Fuja do básico, busque o avançado. Não espere encontrar na prova apenas questões com SELECT, INSERT, UPDATE e DELETE. Vá além e estude temas como Transações e Transações Aninhadas, XACT_STATE, TRY/CATCH/THROW/PARSE, UDFs, views, triggers, procedures. Você já usou o operador de tabela APPLY?

4) Conheça o formato das questões. Conhecer como o inimigo luta faz parte da estratégia de batalha. Desta forma, é importante dizer que durante o exame você lidará com questões de múltipla escolha, questões de múltiplas respostas e também questões onde você montará a ordem das respostas.

5) Gerencie o tempo. A prova tem duração de 3 horas e cerca de 50 questões. Muitas questões têm o texto de enunciado relativamente grande, e eles são importantes porque contextualizam o cenário. A recomendação aqui é: leie tudo e monitore o tempo. Se você sentir que está “agarrado” numa determinada questão, marque-a para ser revisada no final e pule para a próxima. Três horas de prova pode ser “apertado” para quem está iniciando.

Finalizando, resumo o Exame 70-461 como um bom desafio: vence aqueles que estiverem preparados.


13 Comentários on “[SQL Server] Preparando-se para o Exame 70-461”

  1. Bruno disse:

    Aonde tem material (Livro e Curso) para estudo? Somente o e-learning da microsoft?

    Grande abraço!

  2. Adeilson Brito disse:

    Bem, primeiro obrigado pelo comentário. Aqui no site iremos publicar uma série completa, abordando todos os tópicos do exame (isso irá ajudar). Além disso, um ótimo material de estudo é o training kit do 70-461 – link: http://www.amazon.com/Training-Kit-Exam-70-461-Microsoft/dp/0735666059. Este livro é excelente, pois foi elaborado com foco exclusivo na prova. Acompanhe o meu blog, pois estarei divulgando outras fontes no decorrer da série.

  3. Bruno disse:

    Entendi Adeilson.

    Eu tinha dado uma olhada nesse livro no site da amazon, o unico problema é que ele só está disponível em inglês né? Será que irá sair alguma versão em Português?

  4. Adeilson Brito disse:

    Bruno,

    Normalmente sai em português. O problema é que isso demora um pouco (talvez daqui 1 ano já tenhamos em português – um chute meu). Como esta é uma prova nova em português ainda há pouco material disponível. Acompanhe o blog. Eu vou tentar deixar material de referência em português, quando possível, vinculado a cada tópico.

  5. Bruno disse:

    Entendi. Bom, ta ok, irei acompanhar seu blog de perto. Todo conhecimento do prova 70-433 eu tenho comigo, porém, só não prestei a prova pois demorei muito pra realizar a prova e quando fui ver não estava mais disponível a opção em Português no site da prometric.

    Como a abrangência do conteudo pra prova diminuiu bastante, acredito que a 70-641 seja mais fácil que a 70-433 não é? Um pouco mais de estudo faço a 70-641 de boa.

    Você ja fez a 70-433?

  6. Adeilson Brito disse:

    Que maravilha. Com certeza, o fato de você ter estudado para a 70-433 te deixa com ótimas chances de passar. Acho que uma passada pelo conteúdo da 70-461 + a absorção das novidades do T-SQL já será o suficiente. Com relação a sua pergunta, eu fiz sim a 70-433. Essa eu achei relativamente tranquila, enquanto que a 70-451 já foi pesada.

    Uma outra informação: existe também os cursos oficiais da Microsoft. Inclusive, sou instrutor de cursos oficiais e, uma informação interessante, é que já está disponíveis os cursos para o sql server 2012. No pacote existe um curso específico para T-SQL que atende e bem a prova 70-461.

  7. Jussara disse:

    Bom dia!
    to seguindo seu blog, tb, não achei o livro em português e queria fazer a prova ainda esse ano.
    Eu estava estudando para a prova do sql 2008, mas não dá tempo de fazer.
    Para não ficar parada, vc teria outro livro para ir estudando?

    Desde de já agradeço

  8. Ricardo Farias disse:

    já tem material em português? Fugi da prova da OCA 11g da Oracle porque a prova e o material é em inglês…

    Já o SQL Server a prova é em português, falta só o material de estudo também ser…

  9. doug disse:

    Pra quem está estudando para essa prova, tem um ótimo simulado em Português pra ela no http://www.iheadgo.com . Vale a pena!

  10. carlos disse:

    um cara com experiência em querys de mais de 4 anos, pode fazer sem estudar?

  11. tarcisio disse:

    seu curso de preparação para a prova 461 e on line? onde consigo me matricular?

  12. tarcisio disse:

    onde consigo o TK da 461 em portugues? so vi em ingles
    valeu


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s